quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


A fase negra

Eu não gosto muito de falar sobre essa fase da minha vida, mas vou abrir uma exceção aqui, pq pode ser que alguém que leia esse blog possa estar passando pela mesma situação, ou situação parecida,  e eu possa acabar ajudando de alguma forma.
Durante alguns longos meses da minha vida, entre meio de 2010 e começo de 2011, eu enfrentei o dito "mal da atualidade": a depressão. Não é fácil, nem um pouco, é extremamente díficil. A tristeza sem fim, as noites sem dormir, a falta de apetite, o emagrecimento excessivo,  as crises de choro, a sensação infinita de solidão, os medos, os pânicos, a falta de esperança... vc quer que as pessoas te entendam, mas elas não podem entender, só quem já passou por isso, sabe o que é esse monstro. Todo mundo te dando força ( o que é de extrema importância), mas vc se sente um fracasso, pq por mais que todos te dão apoio pra sair, vc não consegue sair sem ajuda...
Gente, é de muita importância fazer o tratamento, eu fiz nos três âmbitos (psicológico, espiritual e físico; com remédios e homeopatia), mas não podemos achar que os antidepressivos são o elixir da felicidade. É preciso fazer o tratamento da depressão pensando como se fosse, por exemplo, o tratamento de uma gastrite: se tratar, e finalizar o tratamento, pronto e acabou,  não pensando em tomar os remédios a vida toda ( na verdade, um bom médico vai te dizer justamente isso, ele não irá te viciar), mtas vezes, á toa. Pq uma coisa é certa, povo: essa doença TEM um estopim, e tb tem CURA, algum motivo que a desencadeou, ela não surge de uma hora pra outra... quando vc está mal, vc não consegue raciocinar direito até concluir o que te fez cair, sua cabeça vira um furdunço... mas, quando vc começa a melhorar, daí é a hora de respirar fundo, e buscar lá no fundo do seu íntimo, o que a fez surgir... com paciência, vc descobrirá! Aí é hora de começar a tentar melhorar e resolver esse problema que vc descobriu, ir á fundo para tirar de dentro de vc o problema, não adianta deixar ele eternamente escondido ali.
Nunca vou me esquecer das palavras de uma amiga minha que passou pelo mesmo e que me disse: A principal arma nessa luta é vc mesma... a sua força pra sair dela tem de ser maior que tudo. E é vdd gente...na minha opinião, a cura está entre 70%: você; e 30%: os tratamentos. Vc pode tomar todos os remédios do mundo, mas se vc não tiver a vontade e a força necessárias, não adianta...é preciso se conhecer...
Sou fã da saga do Harry Potter, li todos os livros e vi todos os filmes. Essa imagem que coloquei aí em cima, é de um dos personagens da saga: os dementadores. Os dementadores são criaturas do mal que tem o poder de sugar suas alegrias, suas esperanças e sua vitalidade, machucando sua alma. Assistindo uma entrevista com a escritora dos livros, J.K. Rowling, vi que ela falou que os dementadores são baseados em fatos reais, da sua própia vida, pois ela passou pela depressão durante 4 anos, e os dementadores são a imagem da sua doença e tudo o que ela sentiu na época. E sabe o que afasta os dementadores, na saga Harry Potter? A LUZ. A luz emanada das varinhas dos bruxos, chamados patronos, são os que os destroem.
Admiro mto a autora, pois ela retratou exatamente o que destrói a depressão: sua luz interna. Dentro de vc existe uma luz tão poderosa que vc nem pode imaginar... use-a sem economia, e destrua seu dementador! Não é de uma hora pra outra não, amigos... nunca desista! Acabar com a depressão requer paciência, força de vontade, auto-conhecimento, fé em você mesmo e fé em Deus... e quando vc acha que nunca vai passar, ela passa... ela se vai... e com isso, sabe o que vc ganha? FORTALECIMENTO. Vc acaba não deixando mais que as coisas te abatam com facilidade, vc se dá mais valor, e começa a dar valor á coisas tão simples e maravilhosas... vc acaba, mais no futuro, agradecendo por ter passado pelas dificuldades, e ter aprendido e se fortalecido com elas...
Palavras de experiência própia, de quem já passou por isso, e venceu! Afinal amigos, uma coisa é verdadeira: " Depois da tempestade, o Sol sempre brilha mais forte..."

Um beijo carinhoso!




Um comentário:

  1. Não contive meu choro ao ler esse texto, pois passei pelo mesmo que você...e também venci! E como você disse, o SOL brilha mais forte depois, e como brilha! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir