quarta-feira, 7 de março de 2012

O desapego...

Esses dias andei pensando em algumas mudanças minhas, e confesso que me surpreendi bastante comigo mesma... me surpreendi de uma maneira positiva, apesar de até ter levado um pequeno susto ao pensar. Tenho percebido o quanto aprendi a me desapegar... o desapego necessário para se viver bem e feliz, não o desapego relacionado ao abandono e frieza, muito longe disso. Já fui extremamente apegada ás pessoas, á ponto de muitas vezes, inconcientemente, até colocar 50% da ,minha felicidade nas mãos dos outros. Isso causava desconforto e tristeza pra mim, já me machuquei horrores, e foi um longo caminho até eu perceber isso. Fui realmente, cansando, de verdade... cansando de causar esse mal á mim mesma, cansando de sempre me doar inteiramente e não ter retorno, cansando, simplismente cansando... acho que foi até uma maneira natural de aprender á desapegar, pois, de tanto fazer e só tomar na .....!, aprendi. Aprendi a me dar o valor que eu realmente mereço, aprendi a cuidar de mim, aprendi a entrar mais em contato comigo mesma e me amar mais. Não estou dizendo que virei alguém altamente individualista, muito pelo contrário, eu ainda continuo apegada, isso é um pouco da minha personalidade, a diferença, é que  consegui criar uma barreira, uma muralha de proteção. As decepções me levaram á isso. E não identifico essa muralha como sendo uma coisa ruim, considero uma coisa necessária e boa. É necessária para que vc não permita que ninguém faça vc se sentir um lixo, para que vc não deixe ninguém pisar em vc, para que vc consiga se bastar, quando sentir que alguém em quem vc confiou te abandonou quando mais vc precisava dela. Sim amigos, percebi a duras penas, que vc precisa se bastar, por mais que isso seja extremamente dificil, e é realmente mto dificil. Precisamos aprender á ser felizes conosco mesmo e nos amarmos em primeiro lugar, pois, palavras de amor ou de amizade eternos podem se evaporar com o vento ao menor sinal de turbulência, alguém que vc ama e que diz que "te ama tb" pode não estar mais do seu lado de uma hora pra outra sem nem se preocupar com sua dor, as pessoas dizem Eu te amo como se fossem dizer "Vou na padaria", sem ter certeza das coisas, e, no final, vc percebe que está sozinho mesmo e que tem de se virar. Que nos apeguemos e amemos extremamente sim, em qualquer circunstancia, mas é sempre bom termos nossa muralhinha de proteção... esse é o amor própio, e o desapego saudável. Amadureci nessa parte sim, mas ainda tenho muito o que aprender, eu, e todo o planeta Terra rs...


Um beijo amigos, até a próxima!

2 comentários:

  1. Tão difícil aprender isso né?! mas com o tempo a gente aprende que desapego não é desamor, e pelo contrário é sim uma forma madura e saudável de amar ;)

    Adorei demais o texto...

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Lindo, muito lindo... parabéns pelo blog, virei fã dos seus textos!

    ResponderExcluir